Há Feriados e Feriados. Há Patriotismos e Patriotismos



  Hoje é dia 5 de Outubro. É domingo e não, não é feriado. Porquê? Porque os nossos governantes conjuntamente com a Troika decidiram que tirar feriados é uma das melhores maneiras de aumentar o dinheiro dos cofres do Estado. 
  Considero esse feito inadmissível. Sou novo. Não sou estúpido e não vou ser formatado por argumentos que não valem nada. Tirar feriados é bom? Para quem? Para os cofres? Os cofres do Estado estão mal porque certas e determinadas pessoas que atingiram cargos superiores neste país decidiram gastar, ou melhor, ESBANJAR o dinheiro em si mesmos do que no desenvolvimento de Portugal. Pois, é verdade isto que eu disse e não é preciso ter mais que 2 dedos de testa para ter essa noção. E agora, o que acontece? Agora ficamos sem feriados! Porquê? Porque nós andamos a viver acima das nossas possibilidades. (não sei a quem se referem quando utilizam o pronome ''nós'', sei que não se refere à grande maioria dos portugueses, isso sei.)
  É uma vergonha NACIONAL perdermos parte dos nossos feriados. Os feriados fazem parte da nossa cultura, da nossa história e tornam-nos mais patrióticos. Mas claro que Portugal, país que tanto estima a sua cultura e a sua história, retira feriados importantíssimos como o do 5 de Outubro que, para aqueles portugueses que não sabem, é o feriado comemorativo da Implantação da República. Para mim, português defensor da sua cultura e da sua história, isto é um ultraje. Retirar estes feriados não reforça nada, só faz com que as pessoas deixem de acreditar cada vez mais e que pensem que já não há patriotismos em Portugal.
  E se fosse noutro país? Por exemplo, em França. Se fosse em França, eles lutariam até à morte para que não lhes retirassem os feriados porque são patrióticos e porque defendem a sua cultura e a sua história. Nós não somos assim e porquê? Porque não nos ensinam a ter respeito por tal. Ou as pessoas encontram algo que os faça ser patrióticos e defensores do seu património ou nunca vão mudar porque ninguém mostra a razão pela qual devemos ser assim (e quem deveria fazer este trabalho são as pessoas nas mais altas esferas, que não se ralam com nada disto). 
  No fundo, só quero reforçar a ideia de que é preciso sermos mais patriotas e termos a consciência que tirar feriados não é bom! Esta é a nossa pátria, esta é a nossa história e não há pedaços que possam ser retirados assim sem mais nem menos, 







Nuno Neves

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Monet, luzes e ação

Short story

Petit poème en prose