Comunicar

  Comunicar, todos comunicamos. Oralmente, de forma escrita, com gestos ... Mas a comunicação é assim tão fácil? Será que nós compreendemos tudo? Será que conseguimos decifrar tudo aquilo que os outros nos dizem? 
  Bem, com certeza que já deve ter acontecido a todos dizer X e depois uma outra pessoa reproduzir o discurso e dizer Y. E vocês dizem: Não, não, eu não disse isso! Na verdade, se calhar até dissemos, só que a interpretação varia. Especialmente quando as pessoas têm maneiras distintas de ver o mundo! 
  Mas isso é apenas a ponta do iceberg (ou pelo menos parece-me que será!). Falemos agora de escrever. Uma arte tão sublime, que uns fazem melhor que outros e que, no geral, é muito utilizada hoje em dia devido à internet. Todos temos uma opinião para dar no facebook, twitter, myspace, no nosso blog, no tumblr ... Por vezes, somos bastante explícitos e passamos uma mensagem que é facilmente percetível. Outras vezes, escolhemos dizer apenas isto ou aquilo ou citar aquele cantor ou escritor e, na maior parte das vezes, não é por acaso. Partilhamos o que nos marcou e, sobretudo, aquilo com que nós nos identificamos e, por vezes, as pessoas não se apercebem. Se todos fôssemos ver o que as pessoas partilharam nas suas redes sociais, veríamos que muitas das vezes elas dizem-nos como estão. Dizem-nos o que sentem, quem são, que opiniões têm e não têm de fazer uma enorme tese a dizê-lo! Como eu costumo pensar, quanto mais subtis formos, mais revelamos sem que ninguém veja. 
  Não é fácil saber o que sentem as pessoas por causa da sociedade atual, Somos obrigados a ser máquinas, máquinas que põem uma máscara na cara e dizem que estão felizes, que a vida é boa. Mais de 95% das vezes mentimos, mas pronto o que se há de fazer em relação a isso? Mas as redes sociais são o sítio onde as pessoas mais se revelam. Sem saberem, dizem-nos como cresceram e até que valores têm. Tudo tem uma marca nossa, aquela pincelada tão própria que ninguém consegue imitar e é essa pincelada que nós temos de procurar perceber!
  Comunicar não é fácil porque a comunicação tem sempre um contexto, mas, por vezes, nas pequenas palavras, nos mais pequenos pormenores é que se vê quem somos e o que sentimos. Só mostramos o que queremos mostrar, mas também deixamos escapar o que queremos. Atenção! A comunicação é traiçoeira ...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Monet, luzes e ação

Espírito de Verão

Ode à Noite