2018

Balanço do ano de 2018


  Parece impressionante a velocidade a que um ano passa… Quando estamos “dentro” do ano, bem lá no meio, não nos parece tanto assim, mas a verdade é que eles não passam assim tão devagar. Parece que ainda ontem escrevi o meu balanço do ano de 2017 e, no entanto, sei bem que muitas coisas se passaram desde então. O tempo é assim: há tanto a acontecer que nem nos damos conta da quantidade de momentos por que passamos!

  Vamos lá a esse balanço final, seguindo os tópicos do ano de 2017.

1 – Amizades

  Se 2017 foi um ano de redefinição de amizades, 2018 foi um ano bastante constante neste aspeto. Conheci pessoas novas, sim, e cada uma delas me marcou à sua maneira. No entanto, sinto que tive amizades bastante sólidas este ano, até porque sei quem é verdadeiramente meu amigo e que tipo de amigos tenho.
  Ao contrário do que pensamos, as amizades são mais complexas do que parecem. Nem tudo é tão simples como parece, porque ninguém é simples. As amizades são fruto de um trabalho de paciência, respeito, compreensão e honestidade – trabalho deveras difícil para ambas as partes! Sei, apesar disso, que tenho bons amigos que me compreendem, que me ajudam e que me respeitam. Obrigado a vocês pelas vossas amizades!

2 – Emoções

  Foi um ano algo estranho neste aspeto… No geral, posso dizer que 2018 foi um ano em que me senti muito mais calmo em comparação com 2017. 2018 foi um ano em que me centrei em mim mesmo, nos meus objetivos e num certo equilíbrio mental (que consegui melhor em certas alturas do que noutras, claro). Porém, não posso dizer que tudo foi perfeito, que não houve stresses ou problemas delicados, porque os houve. Acontece que, este ano, não me deixei afetar tanto por esses problemas e acabei por saber agir melhor em tudo.
  Houve alturas em que senti que este ano foi muito mais “parado” do que 2017 e, se calhar, até foi, mas, se formos a ver, talvez tenha sido por minha vontade. 2017 tinha sido tão extenuante em certos aspetos que não podia continuar assim. 2018 começou de outra forma e, em certos momentos, optei por não arriscar e por não ir mais além. Não sei se me arrependo… Talvez precisasse disso e talvez isso tenha sido muito bom em certas ocasiões. No entanto, não me posso queixar assim tanto… Tive um bom ano na Faculdade, sobretudo este último semestre, participei numa experiência maravilhosa na Roménia e consegui gerir muito melhor as minhas emoções.


Imagem 1

3 – Resultados académicos

  Estou bastante satisfeito com os resultados, seja os do meu 2º ano, seja os deste semestre. O meu 2º ano teve momentos muito duros, com muito trabalho e com muitos stresses à mistura, mas sobrevivi!
  Este semestre foi bastante tranquilo e senti-me sempre enérgico, em parte por causa dos esforços que fiz no 2º ano, pois deram-me uma ótima base. Espero continuar assim!

4 – Desafios

  Mais uma vez, não foi um ano cheio de desafios…Teve alguns, como todos. Houve alguns que eu próprio me impus. Acho que houve experiências interessantes este ano e, para o ano, é procurar mais desafios, que acabarão por me dar novas visões e experiências!

5 – Leituras

  Estou super satisfeito este ano! Acho que foi o highlight do meu ano… Honestamente, não me lembro de um ano em que tenha lido tanto. Li 34 livros (o dobro em relação ao ano passado) – uns em português, outros em francês e mais uns 3 em inglês! Estou satisfeito com as minhas leituras porque fui muito mais disciplinado em relação à leitura, para além de ter tido muito mais disposição para ler.
  Não se trata, evidentemente, de ler por ler. Para mim, ler tem sempre um lado de aprendizagem, de estudo e de reflexão. Ler pelo prazer de ler e pelo prazer de saber mais – é isso que me importa!

Imagem 2

6 – Balanço final

  É a hora do balanço final, aquele momento em que reflito sobre a minha conduta para daí tirar conclusões.
  Creio que foi um ano bom, no geral.  Não diria muito bom (ou excelente) porque não foi o caso. Houve momentos mais complicados, como em qualquer ano, mas acho que enfrentei esses desafios da forma correta. Faltou-me ousar mais, por vezes, mas estou aqui para aprender. O próximo ano trar-me-á novas oportunidades e eu também terei de ir à procura delas. Apesar disso, tive experiências muito boas, aprendi mais sobre mim mesmo e sinto-me agora muito mais confiante em relação a quem sou, ao que faço e ao que posso fazer. Este ano não foi perfeito porque eu não fui perfeito. Ninguém o é. Resta-me ficar feliz com as minhas conquistas e saber que, em 2019, terei a oportunidade de agir de uma forma diferente em certos aspetos.
  Afinal de contas, as nossas atitudes não devem mudar por causa de se aproximar um novo ano. Devem mudar, sim, porque sabemos onde errámos e porque refletimos acerca da nossa conduta. Eu gosto sempre de refletir sobre o que fiz e sobre o que poderia ter feito. O ano novo apenas me faz refletir um pouco mais.
  Que 2019 nos traga tudo aquilo de que precisamos. Que, em 2019, nós talhemos o nosso próprio caminho e saibamos que nem tudo é fácil, mas que a nossa vida somos nós quem a constrói!


Nuno Neves.
31 de dezembro de 2018



Imagem 1 retirada de: https://www.google.pt/search?q=happy+new+year&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiqquuh48rfAhUJxxoKHTSnAjsQ_AUIDigB&biw=1093&bih=530#imgrc=JnSGXGVU-wQ_eM:

Imagem 2 retirada de: https://66.media.tumblr.com/ef9d3fff250848db365143927f1f982f/tumblr_n3gis2ibKe1qez43mo1_500.jpg

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filmes

Problemas de pessoas altas

E agora?