Filmes

  12 Filmes que recomendo 


  Olá a todos! Depois do meu último post sobre problemas de pessoas altas, vim aqui publicar um novo post relacionado com um projeto iniciado pela Rafaela Silva, do Lemao Doce


O projeto intitula-se ''12 Meses, 12 Coisas '' e pretende-se , através dele, criar uma corrente entre vários blogueiros, desafiando-os a enumerar 12 coisas relativas ao tema proposto para cada mês. A participação é livre e gratuita, só têm de se inscrever no blog da Rafaela (cliquem aqui). 


Posto isto, vou enumerar 12 filmes que me marcaram e cuja mensagem eu vou levar para a vida, uma vez que esse é o desafio para o mês de Janeiro. Espero que gostem da lista e que já tenham visto alguns dos filmes de que irei falar! 


1 - V for Vendetta 



  Sem dúvida o meu filme favorito! O melhor filme do mundo! Neste filme, temos atores excelentes, um ótimo argumento, uma mensagem intemporal, imensos simbolismos e músicas e cenários muito interessantes, mas o que mais marca neste filme é mesmo a mensagem. Ao retratar a imagem de uma Grã-Bretanha regida por um governo fascista, que subordina os interesses dos indivíduos à Nação, este filme mostra-nos como é necessário lutarmos pela democracia, pela liberdade, pela tolerância e por um mundo mais justo, alertando-nos ainda para problemas que a nossa sociedade já enfrenta e que se podem agravar. Recomendo vivamente a todas as pessoas! É um filme obrigatório! 


2 - Gone Girl 



  Vi este filme há pouco tempo e fiquei fascinado. Não vos vou contar muito sobre a história, apenas vos tenho a dizer que o filme começa com o desaparecimento de uma personagem - Amy - e, à medida que o processo de investigação sobre o desaparecimento dela se desenrola, tudo parece apontar para que o marido a tenha matado... Mas as surpresas nunca param neste filme, por isso, aconselho-o vivamente! Há tantos plot twists nesta história que é impossível não viciar. 

3 - Mona Lisa Smile 


  Um filme super interessante que nos fala de uma professora de História da Arte - Katherine Watson, que começa a dar aulas na Wellesley College, uma escola extremamente feminina e tradicionalista, e do seu relacionamento com as várias alunas. Katherine tenta incentivar as suas alunas a serem livres, autónomas e, no fundo, a emanciparem-se e a seguirem os seus sonhos, indo contra o modelo de Wellesley que apenas as prepara para serem boas mães, boas donas de casa e boas esposas. Considero este filme extremamente interessante não só por falar da emancipação feminina e das várias visões da mulher que ainda hoje existem, mas também porque Katherine é uma professora diferente, com um método distinto do dos outros professores e que não se quer conformar com aquilo que lhe impõem. 

4 - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain



  O filme conta a história de Amélie Poulain, uma rapariga que cresce isolada das outras crianças, porque o pai dela pensa que ela tem uma anomalia no coração (o que não é verdade)..., sendo educada em casa pela mãe. Este facto faz com que o seu contacto com o mundo seja diferente e que percecione a realidade de maneira distinta, valorizando pequenos prazeres e apresentando-se como uma pessoa muito tímida. Certo dia, encontra, na casa de banho da sua casa, uma caixinha com brinquedos que pertencia ao antigo morador do apartamento, pelo que decide procurá-lo e, anonimamente, devolve-lhe a caixa. Ao ver que ele começa a chorar de emoção quando reavê a caixa, Amélie muda a sua conceção do mundo e passa a realizar pequenos gestos para tornar a vida dos outros melhor... 

5 - Prayers for Bobby 


  Chorei tanto neste filme que nem sei o que dizer! Um filme excelente, muito emocionante, sobre um rapaz - Bobby - cuja mãe - Mary Griffith - não aceita com facilidade a homossexualidade do filho, uma vez que é extremamente devota, obrigando-o, até, a ir a palestras, sessões, ... que  ela pensava que ''curariam'' a sua homossexualidade. O único problema é que Bobby sente que não consegue mudar e a sua revolta vai crescendo...

6 - The Reader



  Uma década depois de o relacionamento de Michael Berg e de Hanna Schmitz ter terminado, Michael reencontra-a no tribunal onde se estavam a julgar várias mulheres acusadas de terem deixado trezentas prisioneiras judias morrerem queimadas numa igreja. Hanna é uma das acusadas e o seu fim não será o melhor. Contudo, o filme também tem muitas surpresas e a parte final é super emocionante! 


7 - Orgulho e Preconceito 




  Vi este filme no sábado passado e adorei! Um filme que nos fala da história de Elizabeth Bennet e das suas irmãs, que viviam em permanente preocupação, porque tinham de arranjar marido antes que ficassem sem casa, sem posses e tivessem de ser freiras. Elizabeth é a personagem principal e ela vai conhecer um senhor muito misterioso e, aparentemente, arrogante - Mr. Darcy - que a irá surpreender. Um excelente filme para nos apercebermos de como viviam as mulheres naquela altura e como os preconceitos entre classes sociais eram enormíssimos... 


8 - As Vantagens de Ser Invisível 




  Charlie, um rapaz de 15 anos, entra num colégio enquanto recupera de uma depressão que o afetou gravemente. Aí, trava amizade com dois veteranos (Patrick e Sam) que o levarão para o mundo deles, um mundo um pouco à parte do dos populares na escola. Um filme que todos deveriam ver e que mostra como as amizades nos influenciam e nos moldam, pelo que devemos encontrar pessoas que potenciem o melhor de nós e que não nos tornem invisíveis! 


9 - O Diabo Veste Prada 



  Este filme é uma comédia brutal! Fala-nos da história de Andrea Sachs, que vai trabalhar como assistente de Miranda Priestly na conceituada revista de moda ''Runway'', e das dificuldades que terá, inicialmente, para se integrar na revista e, depois, na sua vida pesssoal. Apesar das várias peripécias que tem, este filme potencia uma reflexão acerca do mundo do trabalho e mostra-nos que devemos sempre lutar pelos nossos direitos e por nós, não vivendo apenas para o trabalho e não permitindo que nos sufoquem e massacrem! 

10 - A Invenção da Mentira 



  Este filme é uma comédia que nos mostra um mundo onde não existem mentiras e todos são honestos uns com os outros. A certa altura, porém, um homem descobre que tem o poder de mentir e começa a utilizar isso em seu proveito... É um filme que nos faz pensar na nossa sociedade e ver como todos nós mentimos e colocamos uma máscara nas nossas caras diariamente. 

11 - O Pianista 



  Como todos os filmes alusivos ao tema da II Guerra Mundial, este filme deixa-nos completamente presos e horrorizados. 
  Neste caso, fala-se de Władysław Szpilman, um famoso pianista judeu e polaco, que trabalhava na rádio de Varsóvia, e que vê o seu mundo ruir com o começo da Segunda Guerra Mundial e a Invasão da Polónia em 1 de setembro de 1939. Retrata, com dureza, as condições de vida dos judeus e as várias peripécias deste pianista, obrigando-nos a refletir acerca da dignidade e dos direitos humanos. 

12 - A vida de Adèle 


  Adèle é uma garota de 15 anos que se apaixona por Emma. Inicialmente, a relação é fantástica, recheada de amor e de descobertas, mas, à medida que a vida de Adèle se altera e ela amadurece, a relação sofre alguns percalços. Um filme que é não só importante por falar da descoberta da sexualidade, mas também por nos apresentar uma relação diferente, que muda para sempre a vida de Adéle e de Emma. 

Espero que tenham gostado desta lista de filmes! Deixem os vossos comentários abaixo para eu saber se gostaram dos filmes que enumerei!

Nuno Neves 

Comentários

  1. Adorei as suas recomendações!
    www.malusilva.com.br

    ResponderEliminar
  2. “Orgulho e Preconceito” é um filme que gosto muito, vi pela primeira vez numa aula de língua portuguesa e fiquei encantada pela história.

    Gostei muito das recomendações, só tinha assistido 3 dos 12 filmes da tua lista.
    Beijinhos
    http://momentosdiariosblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o filme tanto que estou a ponderar ler o livro um dia destes! Espero que tenhas gostado da lista. Um dia destes, fazes uma maratona com as minhas recomendações! Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Adorei as recomendações! Orgulho e perconceito, as vantagens de ser invisivel e o diabo veste prada são alguns dos meus filmes preferidos.

    http://mycurlycraziness.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São filmes fantásticos! Obrigado pelo teu comentário! :D

      Eliminar
  4. Orgulho e preconceito amo demais, muito lindo!
    Amei seu blog, seguindo com muito carinho!
    asoonhadora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Adorei seu Blog e Orgulho e Preconceito é um dos meus filmes (Livros!) preferidos. Fico muito feliz quando vejo ele em uma lista, é muito amor <3 <3
    Sucesso!

    http://ahvitorinha.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, o filme é lindo e mal posso esperar para ler o livro! Beijinhos :D

      Eliminar
  6. Olá! Antes de mais, obrigada por participares! Espero que tenhas gostado desta primeira participação e que te encontre de novo no próximo mês! :D

    Caramba, Nuninho, só filmes EXCELENTES. Há aí um ou dois que não vi, mas os outros são autênticas bombas de qualidade cinematográfica. *-*

    Blog: Lemao Doce * Instagram * Fanpage * Grupo Divulgação *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não vejo imensos filmes, mas gosto sempre de ver filmes com uma mensagem forte e que passe para a minha vida! Obrigado eu, miga :D

      Eliminar
    2. Ai eu ADORO filmes, todo o tipo! Mas tenho preferência para filmes com mensagens, histórias verídicas ou impacto :) opa <3

      Eliminar
  7. Não me lembro de ter assistido nenhum, a não ser o diabo veste padra.

    www.idealizandolivros.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Problemas de pessoas altas

E agora?