Luto Nacional

Portugal, fazes tudo mal! 



  Olá a todos! Depois do meu último post no blog, decidi vir escrever hoje por causa dos resultados das eleições legislativas. Estou revoltado. Passado. Com o sangue a ferver um bocadinho, sim! Ainda não tenho direito ao voto, uma vez que só tenho 17 anos. No entanto, não deixo de ficar perplexo com o que se passa neste país. 
  Depois de 4 anos de austeridade, de ''apertar o cinto'', de cortar em setores importantíssimos como a educação e a saúde, depois de 4 anos de empobrecimento do povo português, que tem cada vez menos poder de compra e que cada vez mais vive num país onde reinam as cunhas, os parentescos e os familiarzinhos, os portugueses elegem a coligação que só fez uma coisa durante o seu mandato: PORCARIA. 
  Não percebo esta atitude. Não percebo! Não sei como é que certas pessoas, que tanto se queixam do estado da democracia em Portugal, dos impostos que pagam, da falta de financiamento de certos setores conseguem ir votar outra vez nos mesmos. Claro que nem todos têm culpa daquilo que aconteceu hoje! Muitas pessoas não votaram nos mesmos, tentaram explorar outras opções, informaram-se e tentaram votar num partido que as representasse e que mostrasse ser de confiança, sabendo perfeitamente que nem tudo o que parece é, obviamente! A essas pessoas: os meus parabéns por saberem exercer o vosso direito à cidadania!
  Surpreende-me a falta de bom senso do povo português. Afinal, não sabem que PAF = Coligação entre o PSD e CDS? Afinal, não se lembram daquilo que aconteceu nestes últimos 4 anos? Afinal, estamos todos num país assim tão bom e nem sequer nos apercebemos? Fico parvo ao ver estes resultados. O que os portugueses mostram, através disto, é que gostaram de ser empobrecidos e de viverem num país onde soberania e integridade nacionais já não significam nada. Gostam de viver num país onde o Governo se preocupa mais em satisfazer os interesses da Grande Banca e dos grandes países da UE a cumprir as promessas que fez ao seu povo. No fundo, uma grande parte dos portugueses deu uma resposta clara: Nós queremos que a coligação que ajudou Portugal a ir ao fundo continue! Para essas pessoas, Portugal está no bom caminho! SAUDADES NOÇÃO! 
  É triste ver o estado a que este país chegou. Estes resultados mostram, por um lado, a falta de informação e a ignorância portuguesas. É óbvio que há muitas pessoas sem qualquer noção política e que não se informam minimamente em relação a estes assuntos - umas porque não querem, outras porque, realmente, não sabem informar-se e ninguém as ajudou até então (e isto é triste!). Por outro lado, revela uma falta de coerência da parte de muitas pessoas que, apesar de todas as queixas que fizeram e apesar daquilo que sofreram com este governo, decidem que é boa ideia votar neles novamente, MESMO DEPOIS DE TEREM AJUDADO A ENTERRAR ESTE PAÍS. 
  Mas estou-me a esquecer de uma coisa: as abstenções! 43,44% (segundo o site da RTP - podem ir verificar, porque posso ter visto mal!)! Há ainda muitos portugueses que não percebem que é DE EXTREMA IMPORTÂNCIA ir votar. Sim, só vota quem quer, de entre aqueles que atingiram esse direito. No entanto, o ato de votar não é como o ato de ler um livro. Nesse caso, só lê quem quer e quem gosta; neste caso, estamos a falar de votar, estamos a falar da vida política de um país, na qual os cidadãos têm de intervir e devem mostrar que rumo querem para Portugal. ''Não vou lá porque não vale a pena'' NEM PENSAR. ''Sou só menos 1''. É por causa de haver tantos ''menos 1'' que muita gente leva a sua avante e elege governos que só estragam a vida das pessoas. 
  Estou cansado do meu país. Estou cansado de ter 17 anos e de pensar que este país vai de mal a pior. Estou cansado de ver a educação e a saúde a afundarem-se. Estou cansado de não saber se terei futuro neste país. Estou cansado de ver jovens um pouco mais velhos do que eu a emigrar. Estou cansado de ouvir falar de impostos, taxas, cortes e austeridade. Estou cansado de viver num país que gosta de me mostrar que não há qualquer futuro aqui. Estou cansado deste país onde as pessoas continuam a ser ignorantes e mal-informadas e o pior é quando nem têm razões para o serem! Estou cansado. Estou enraivecido. Amanhã, é um novo dia, mas parece-me que, para Portugal, a noite já chegou há algum tempo e parece que veio para ficar (espero enganar-me)! 
UMA BOA SEMANA, 


Nuno Neves 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Short story

Petit poème en prose

2017